Sobre o pagamento com Cartão de Crédito e Débito

O pagamento por aproximação com Cartão de Crédito e Débito é uma opção moderna e conveniente para utilizar o transporte público do Distrito Federal. Essa facilidade é a opção ideal para quem não possui Cartão Mobilidade ou utiliza o transporte público esporadicamente e busca uma forma simples e prática ao embarcar.

ATENÇÃO

A modalidade de pagamento por aproximação com Cartão de Crédito e Débito não oferece o benefício da integração tarifária, ou seja, você pagará uma tarifa para cada viagem. Para ter direito à integração (até 3 viagens no período de 3 horas pagando apenas R$ 5,50), é necessário utilizar o Cartão Mobilidade ou o Vale-Transporte.

Uso do Cartão de Crédito e Débito

Para efetuar o pagamento da passagem, basta aproximar o cartão do leitor e aguardar liberação da catraca.

Lembre-se:

  • Função de aproximação: O cartão deve ter a funcionalidade de aproximação habilitada. Essa função permite realizar pagamentos aproximando o cartão do leitor, sem a necessidade de inseri-lo.

  • Bandeiras: As bandeiras aceitas são as que aparecem no validador, sendo elas: Elo, Mastercard e Visa (EMV).

Pagamento da passagem

O validador debitará o cartão que estiver mais próximo dele. Sendo assim, é recomendado retirar o cartão da carteira ou bolsa para evitar cobrança em cartão diferente do desejado.

A função prioritária de cobrança (crédito ou débito) é definida pela instituição bancária à qual seu cartão está vinculado. Dessa forma, não é possível escolher o tipo de cobrança no momento do embarque, pois isso já está previamente estabelecido pelo seu banco.

Lembre-se:

  • Para cada viagem é permitido um acesso por cartão

Cartões virtuais

É possível o pagamento da passagem com cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios, desde que tenham tecnologia de pagamento por aproximação.

Dúvidas?

Quer saber mais sobre o pagamento de passagem por Cartão de Crédito e Débito? Acesse nosso FAQ Cartão EMV e encontre mais informações. Para atendimento, entre em contato pelos seguintes canais:

    • Chatbot — Disponível no site e Aplicativo BRB Mobilidade
    • Central de Atendimento do BRB Mobilidade: (61) 3120 — 9500

Saiba mais