Cartão Mobilidade do transporte público do DF

O Cartão Mobilidade é destinado aos usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal. Com ele, você utiliza o sistema de bilhetagem automática, o que permite acesso à integração tarifária.

Sobre o seu cadastro

O pré-cadastro para obtenção do Cartão Mobilidade pode ser realizado clicando aqui. É simples e rápido, basta inserir o CPF e, a seguir, inserir e-mail e login. Você receberá um e-mail com os dados de acesso à plataforma. Realizando o cadastro digitalmente, você precisa se deslocar ao posto apenas para retirar o cartão.

FIQUE ATENTO

O correto preenchimento do cadastro é de suma importância. Dados equivocados podem ocasionar problema na liberação dos créditos adquiridos pelos canais virtuais. Qualquer contato necessário entre o BRB Mobilidade e o usuário será realizado por meio das informações cadastradas.

Dados necessários para a emissão

Caso opte por realizar o cadastro presencial, você pode comparecer a um dos pontos de atendimento para emissão do Cartão Mobilidade (consulte aqui). Nos postos de atendimento BRB Mobilidade, você precisará informar os dados abaixo:

  • Nome completo
  • Endereço
  • CPF
  • Sexo
  • E-mail
  • RG
  • Data de nascimento
  • Número de telefone
Em um dos pontos de atendimento credenciados dos operadores (atendimento volante), o cartão é emitido mediante apresentação de documento oficial com foto e CPF. Vale lembrar que o cadastro deve ser concluído posteriormente no APP BRB Mobilidade, para que você tenha acesso aos serviços de recarga, consulta de saldo e de extrato.  

Recebimento do cartão

Se você realizou o cadastro por meio digital, basta se deslocar a qualquer um dos postos de atendimento ao Cartão Mobilidade para retirar o cartão. Em caso de cadastro presencial, você obtém o cartão gratuitamente de forma imediata.

Uso do Cartão Mobilidade

O cartão é para utilização pessoal do titular, sendo vedado o empréstimo ou comercialização dos créditos nele contidos. É importante lembrar que, em caso de uso indevido, o usuário pode ter o cartão suspenso temporariamente e ser responsabilizado mediante abertura de processo administrativo.

Regras da Integração

Com o Cartão Mobilidade, o usuário do transporte público pode realizar até dois transbordos, ou seja, três embarques subsequentes, no intervalo de três horas. O intervalo entre as utilizações deve ser de, no mínimo, 1 (um) minuto e o valor máximo pago é de R$ 5,50. Para que a integração funcione, o deslocamento deve ser realizado em um único sentido, ida ou volta. Sendo assim, não é possível se beneficiar da integração para ir e voltar ao mesmo ponto.

Consulta: saldo e extrato

Para realizar consulta ao saldo ou ao extrato de utilização do Cartão Mobilidade, o usuário pode utilizar o aplicativo BRB Mobilidade. Vale lembrar que o saldo também é disponibilizado nos validadores dos ônibus a cada utilização.

2ª via do Cartão Mobilidade

Em caso de cartão danificado, o usuário deve pagar a taxa da 2ª via, no valor de R$5,40, e se dirigir a um posto de atendimento ao Cartão Mobilidade para emissão. No caso de perda, extravio, roubo ou furto, o usuário deve bloquear o cartão imediatamente, por meio da central BRB Mobilidade (3120-9500), realizar o pagamento da taxa e se dirigir ao posto para retirada. O pagamento da taxa pode ser realizado presencialmente via pix ou cartão de débito em postos específicos (consulte postos e formas de pagamento disponíveis aqui) e ainda, por meio de depósito identificado nas lojas BRB Conveniência ou Agências BRB. Para a retirada do novo cartão, é necessário apresentar documento oficial com foto.

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